Nova bactéria supera extremófilos

O que a ciência já sabia: A astrobiologia, ramo da ciência que estuda o surgimento, distribuição e evolução da vida no Universo, há muito tempo estuda os extremófilos, organismos que se desenvolvem em condições extremas (crateras de vulcão, picos de montanhas em altitudes com ar rarefeito, fundo dos oceanos sem presença de luz, etc.)

Os extremófilos sustentam a possibilidade de vida em planetas muito quentes (como Mercúrio) ou muito frios (como Netuno).

Nova descoberta da NASA quebra paradigmas:
Até agora, os cientistas acreditavam que todo ser vivo, do mais simples parasita ao homem, precisava ter, no mínimo, seis elementos químicos básicos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Mas, segundo a Nasa, a bactéria encontrada num lago da Califórnia é uma exceção.

Os pesquisadores cultivaram a bactéria com uma dieta que substituiu gradualmente o fósforo por arsênio, um elemento venenoso para a maioria dos seres vivos. A bactéria conseguiu se multiplicar e ainda modificou seu próprio DNA – trocando parte do fósforo pelo arsênio.

“Em princípio, a descoberta desse tipo da ciência não traz um impacto imediato para sociedade em termos na possibilidade de cura ou coisas desse tipo. O que traz é para a ciência básica um avanço muito grande, na medida em que, com um dado novo, podemos ir atrás de outras questões relacionadas — não só a questão de origem da vida, origem do material genético, mas também a preocupação da Nasa: a origem da vida fora da Terra”, afirma o professor de biologia evolutiva da USP, Eduardo Gorab.

Fonte: G1

Qual sua opinião sobre bactérias se desenvolverem em outros planetas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: